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Os corredores do Hospital Madre Teresa de Belo Horizonte foram invadidos pela mobilidade

outubro 26, 2016

Planejamento, gestão de riscos e resultados, segurança da informação e redução de custos. Esses são os pilares da governança tecnológica do Hospital Madre Teresa, de Belo Horizonte (MG), que após grande investimento em automação dos processos e na melhoria contínua da infraestrutura de TI, a fim de garantir a segurança, integridade e confidencialidade das informações, deslancha na onda da mobilidade.

Essa é uma das principais tendências da TI em saúde, seguido de aplicações na nuvem e hospital sem papel, segundo Frederico Siuves Gonçalves de Souza, Gerente de Tecnologia da Informação do Madre Teresa. E a instituição, de fato, se considera não distante destes contextos ao evoluir nos últimos anos com foco em estar preparada para a adoção dessas tecnologias.

Em meados de julho de 2015, o hospital deu o primeiro passo rumo à mobilidade. O projeto que saiu dos papéis para ganhar vida, prevê 100% de cobertura de rede sem fio na organização, com foco em atender toda a demanda do corpo clínico, funcionários e clientes. “Estamos fazendo uma grande reestruturação na nossa rede sem fio. Hoje, esse investimento se torna inevitável porque disponibilidade de internet é praticamente uma obrigação, tanto pelo conforto do paciente quanto pela mobilidade que nos tempos atuais se torna imprescindível para qualquer organização.”, conta Souza.

O projeto contou com a empresa parceira Onvex, antiga Inovatecstp, e foi dividido em duas fases: atualização da infraestrutura tecnológica de rede sem fio; e localização e rastreabilidade de ativos e passivos por meio da tecnologia RFID – RTLS, que possibilita o controle patrimonial em tempo real e o controle do fluxo de pacientes dentro do hospital, individualmente.

Para Cássio Oliveira, Diretor de Tecnologia da Onvex, a reestruturação faz com que o hospital tenha uma estrutura tecnológica inovadora, de alta disponibilidade no sentido de uma rede confiável, 24 horas por dia, sete dias por semana. “Em relação à produtividade, o gerenciamento centralizado da solução e a otimização do monitoramento tanto pessoal, quanto de ativos, torna todos os processos internos mais eficazes”, considera.

Mas para contemplar a organização como um todo com 100% de rede sem fio, o Madre Teresa não poderia deixar de lado a questão da segurança.

Para isso, o projeto é contemplado pela empresa parceira com uma solução WiFi que trabalha em sete camadas de rede, permitindo atuar diretamente na classe de aplicação. Outro diferencial da solução é o licenciamento, o que permite que todas as features tenham uma única licença. “Dessa forma é possível que os analistas de rede possam tomar suas decisões para acessos a rede sem fio sem problema algum.”, explica Oliveira.

Já sob o ponto de vista do gestor de TI do Hospital Madre Teresa os principais desafios para manter a excelência e a segurança são: estabelecer relação entre investimentos em TI e seu valor para o negócio; criar indicadores de desempenho que evidencie os ganhos e o valor agregado da TI a toda a instituição; alinhar o planejamento estratégico da instituição ao planejamento estratégico de TI; e estimular uma comunicação ágil e eficaz entre os profissionais de tecnologia e as áreas de negócio.

 

A conquista da alta diretoria

A mudança no perfil do profissional de TI, que aos poucos deixa de lado a função executora e assume um papel estratégico, se faz cada vez mais presente nos hospitais. Mas conquistar a alta diretoria sobre o projeto de implantar 100% de rede sem fio na instituição, de forma geral, não é uma tarefa fácil.

O desconhecimento dos benefícios dessa proposta de mobilidade por partes importantes e decisivas para aprovação e implantação do projeto, no caso do Madre Teresa, foi solucionada por meio de uma prova de conceito: a instalação de um equipamento por um período experimental nas instalações do hospital. Na ocasião, interferências magnéticas, consideradas preocupantes, foram solucionadas por meio de acompanhamento técnico.

“É para isso que trabalhamos, com atendimento personalizado e de qualidade. A alta capacidade técnica para entrega das melhorias de controle, visando otimização de processos, fazem toda a diferença na hora de provar que um determinado projeto foi desenvolvido para trazer benefícios”, diz Alex Bueno, Diretor Executivo da Onvex.

 

TI que pensa grande

Hoje, o foco da TI do Hospital Madre Teresa é agregar valor para a instituição e para o paciente. A instituição conta com vários projetos que facilitam e geram conforto para os clientes, como o agendamento de consultas e exames online, confirmação e cancelamento dos agendamentos via SMS ou e-mail, disponibilização dos laudos pela web, além da constante atualização do site. “Estamos também disseminando a nossa ferramenta de BI para aprimorar e suportar a decisão dos gestores”, revela Frederico Souza, Gerente de TI da instituição.

Para o gestor, a área de TI é muito dinâmica e em todo momento o departamento se depara com novidades. “Por isso precisamos estar em constante evolução. O setor de TI vem passando pela mudança de estar mais focado no negócio, os analistas de sistemas hoje são analistas de negócio e fazem todo o suporte a operação. Portanto, deixamos de ser um setor de informática para sermos realmente tecnologia da informação”, conclui.

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